5 cuidados para evitar boletos falsos
É essencial checar a procedência de todos os pagamentos e, pensando nisso, separamos cinco cuidados para evitar boletos falsificados. Mesmo em tempos de Pix, os boletos movimentaram R$ 5,7 trilhões em 2023, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
1. Emita seus boletos nos canais oficiais
Alguns dos canais mais frequentes utilizados por golpistas de falsificação são e-mails, SMS ou WhatsApp. Sempre que possível, emita seus boletos nos sites oficiais para evitar dor de cabeça. Se você for aluno das marcas Anhanguera, Unopar, Unic, Uniderp, Unime e Pitágoras, pode emitir pelo Vaiqtá, Portal do Aluno ou no nosso Whatsapp.
2. Atenção ao código de barras
Você deve prestar atenção nos seguintes detalhes: os números do código de barras devem ser exatamente iguais na região superior e inferior do boleto. Além disso, atente-se aos três primeiros números, pois eles correspondem ao código do banco que gerou o boleto. Clique aqui para conferir o código de cada uma das instituições.
3. Cautela ao olhar o valor
A quantia a ser paga no boleto deve ser igual tanto ao final do código de barras quanto no espaço “valor do documento”. Caso haja diferença, pode ser que o boleto seja falso. Ah, e um valor diferente em cobranças fixas também é sinal de alerta!
4. Olho no beneficiário
O CNPJ do beneficiário deve constar no boleto, mas algumas empresas usam o nome oficial (Razão Social) em vez do nome fantasia. Bateu a dúvida? Olhe no site da empresa para não cair em roubada.
5. Confira os dados
Nome do beneficiário, CNPJ e data de vencimento são informações importantíssimas nos boletos. Em caso de dúvidas, uma pesquisa online rápida pode confirmar se o CNPJ da empresa informado no boleto está correto. Erros de ortografia e digitação também são frequentes em boletos falsos!
Simples, não? Com alguns pequenos cuidados, você consegue manter a sua vida financeira saudável. Agora é só compartilhar este texto com a galera!