Dívidas

Meu nome está negativado! E agora?

O dinheiro encurtou e os gastos só aumentaram? Se esse é o seu caso, saiba que é uma situação muito recorrente em nosso país.

Em fevereiro de 2023, a inadimplência no Brasil chegou a 70,53 milhões de pessoas, segundo um levantamento* da Serasa. O nome negativado infelizmente vem acompanhado de algumas restrições, tais como: 

Limitação em concursos públicos 

Alguns concursos têm editais que definem que pessoas inadimplentes não podem assumir alguns cargos, em especial em instituições financeiras. Você até pode recorrer na justiça, mas o processo tende a ser arrastado. 

 

Restrição para conseguir crédito 

Essa é a consequência mais latente, e a limitação não é apenas para crediários de lojas e cartões de crédito, mas também para empréstimos e financiamentos. 

 

Impactos negativos nos negócios 

Para quem trabalha como autônomo e emite notas fiscais com o CPF, vale lembrar que seus clientes em potencial podem checar como seu nome está em uma simples consulta ao CPF. Nela, é possível ver se há negativação do nome, o que pode prejudicar sua atuação profissional. 

 

Diminuição do seu Serasa Score 

Pontuação que mostra a probabilidade de pagamento de contas em dia, o Serasa Score é um exemplo de score. Quando um nome é negativado, essa nota também é prejudicada. 

 

Sem aumento de limite e cheque especial 

Além do crédito, outras opções podem ser afetadas, como o seu limite no banco ou no cartão de crédito, deixando as alternativas para juntar dinheiro ainda mais difíceis. 

 

Mas sempre é possível reverter a situação! 

Apesar das consequências negativas, nem tudo está perdido! Aqui, vale lembrar que o nome negativado não impede o acesso a direitos garantidos por lei, como a emissão de passaporte ou a abertura de um CNPJ. 

Se você está nesta situação, saiba que é possível sair dela procurando as instituições para uma negociação. Com foco e organização financeira, as suas finanças voltarão aos trilhos! O Vaiqtá tem as melhores condições de negociação para você pagar suas mensalidades. 

*Fonte: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/blog/mapa-da-inadimplencia-e-renogociacao-de-dividas-no-brasil/